O que é o Renave e como utiliza-lo

março 24, 2021

|

|

Paulo Oliveira

O que é o Renave?

Publicado pela primeira em 2017, o RENAVE é um sistema voltado para revendedores de veículo. Seu propósito principal é agilizar a transferência de veículos comercializados pela loja. Além disso, o programa tem como objetivo diminuir os custos das lojas com cartórios e taxas e visa ainda acompanhar os reais lucros das empresas na comercialização de veículos.

 

Como utilizar o Renave?

O programa apresenta integração com diversos sistemas de gestão de loja oferecidos pelo mercado. Junto de seu sistema e utilizando seu Certificado Digital, o lojista deverá receber o CRV assinado (fisicamente ou via certificado digital) pelo atual proprietário do veículo e emitir a NF-e de entrada, alterando a situação do veículo para o status “em estoque” no sistema Renave.

No ato da venda, a loja emitirá a NF-e de saída, alterando o status no sistema e comunicando ao Detran a negociação e os dados do novo proprietário. A NF-e deverá ser entregue junto do CRV do veículo, para que o comprador conclua seu processo junto ao Detran ou ao seu Despachante.

Lembramos que para todos os procedimentos realizados por parte da revenda, é necessário a utilização do Certificado Digital.

 

Transferência entre lojas

O sistema promete ainda proporciona a transferência do veículo entre o estoque de outras lojas que também possuam o Renave, facilitando assim as centrais de repasses de lojas e promovendo maior segurança jurídica entre as negociações.

 

Quais os benefícios do sistema?

O principal benefício oferecido para o lojista está na extinção do processo de transferência para loja, o que acaba onerando os custos para lojistas e, consequentemente, para os clientes.

Já para o consumidor há maior segurança na venda e compra de veículos para lojas, evitando receber possíveis multas ou cobranças indevidas.

Salientamos ainda que o sistema encontra-se em período de teste no Detran do Ceará. Todavia, sua implementação pode ocorrer a qualquer momento.